quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Galinhola anilhada em Sao Miguel foi caçada na França !?


No decorrer do trabalho de campo a cargo do CIBIO, foram capturadas em Sao Miguel, até ao momento, 14 aves (8 adultas e 6 jovens) para marcação através de anilhagem. Destas Galinholas, uma foi recuperada (caçada) na França na epoca de 2005. Trata-se de um feito extraordinario, e que prova (!) que existe migração de invernada nos Açores também para esta espécie. De referir que a caça á Galinhola esta interdita em Sao Miguel há mais de 25 anos. Desta forma se espera que os seus efectivos tenham recuperado o suficiente para que numa próxima época já se possa reabrir a sua caça. Há entre os seus aficcionados quem subscreva desde já a sua reabertura, porquanto a especificidade da sua caça não traria grandes reduções aos seus efectivos, atendendo a necessidade de se possuir cães de grande nivel e boa preparação do caçador.


Desde já proponho que o seu periodo venatório:


é permitida a caça á Galinhola, do primeiro ao ultimo domingo de Novembro, das 09h00 as 12h00, com o limite de uma peça por dia e por caçador .


(como e bom sonhar!!!)

domingo, 27 de janeiro de 2008

Carta de M Devort a P Carreiro - Narceja de Wilson

Caros Caçadores,



Nesta carta o especialista françês Dr M Devort, analisou algumas amostras de Narcejas caçadas na Ilha de São Miguel em 1999, tendo concluido pela existencia da Narceja de Wilson ( g Delicata) como migratória nesta região, vinda da América do Norte.



Desde então, temos vindo a acompanhar a sua presença durante a época de caça, verificando-se uma presença sempre das duas espécies a europeia e a americana (Gallinago gallinago e Gallinago delicata.



Ultimamente o especialista português C Pereira, tem vindo a analisar as amostras e a efectuar o seu registo que será publicado em breve neste portal.



Até lá...boas caçadas !

Contribuidores

Lista das Espécies Cinegéticas dos Açores

  • A Codorniz
  • A Galinhola
  • A Narceja
  • A Perdiz Vermelha
  • O Coelho Bravo
  • O Pombo da Rocha
  • Os Patos

Podengo Português

Podengo Português
Homenagem ao melhor caçador de coelhos de sempre.