sexta-feira, 12 de abril de 2013

Patos retardados e crias de scolopax rusticola.

Olá Pedro,
 https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=3b5f9bbf77&view=att&th=13dfe730eaa9a7d7&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hffe9zon0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9ur3a5uGHmV_zG3frJSye5&sadet=1365795041214&sads=Y7s32eluUKUSVGCjeoxhA1gsK4w
Foi pouco depois de falarmos ao telefone. Encontrei-as (juntamente com outra "irmãzinha" e uma mãe desesperada, que tentava desviar-me a atenção) quando ontem fui prospectar uma lagoa que um amigo caçador me havia falado há uns meses atrás; em que me informava ter observado "mais de 300 patos, de várias espécies" e, inclusive, "dois gansos", que ele não soubera identificar... Na altura tive vontade de visitar o local mas, o mau tempo que tem feito e a dificuldade de acesso ao local (tem de se subir um cabeço muito íngreme, pelo meio de uma densa mata de criptoméria, forrada de rapa e urze) fizeram-me adiar este propósito... Ontem recebi um telefonema dele, a informar-me que tinha ido lá na segunda-feira passada e tinha voltado a ver muitos patos e, perguntava-me, se era "normal" nesta altura do ano. Respondi-lhe que não, que já era um bocado tarde, e fiquei de dar lá uma saltada para tirar esta história a limpo. Fui lá ao fim da tarde. E ele tinha razão. Contei 82 marrequinhas e 1 marrequinha-americana. De facto não esperava observar números desta dimensão quase em meados de Abril... Penso que o mau tempo continuado tem atrasado a partida de muitos migradores, mas ainda assim achei surpreendente, até porque os patos do Paul da Praia (que é um local de referência) já partiram quase todos há umas duas semanas, restando apenas duas piadeiras.
Quanto às crias de galinhola da foto, dão-nos motivos para ter esperança, pois embora este início de Primavera tenha sido muito nefasto, com cheias e alagamento de terrenos, para os ninhos/ninhadas, sobretudo das espécies que nidificam no solo, sabemos que algumas têm desembaraço suficiente para sobreviver...
 https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=3b5f9bbf77&view=att&th=13dfe730eaa9a7d7&attid=0.2&disp=inline&realattid=f_hffea86z1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9ur3a5uGHmV_zG3frJSye5&sadet=1365795069118&sads=JZ_V49as7cp03JS0Pis8pnlzz7Y
Um abraço
C Pereira 

Sem comentários:

Contribuidores

Lista das Espécies Cinegéticas dos Açores

  • A Codorniz
  • A Galinhola
  • A Narceja
  • A Perdiz Vermelha
  • O Coelho Bravo
  • O Pombo da Rocha
  • Os Patos

Podengo Português

Podengo Português
Homenagem ao melhor caçador de coelhos de sempre.